Carregando...

Acompanhe as últimas notícias sobre contabilidade nas principais áreas.

Notícias

Será que você não está sendo duro demais consigo mesmo?

Veja alguns motivos pelos quais você deve se amar (e amar o que faz) com mais força e convicção

Nós somos acostumados com a ideia de amarmos nossos parceiros, filhos e pais incondicionalmente, e tentamos praticar esse amor incondicionalmente, mesmo que de maneira imperfeita. Mas será que nós nos amamos também incondicionalmente?

Considere se você tem algum desses hábitos (eu tenho):

  • Criticar seu corpo
  • Sentir a necessidade de melhorar as coisas
  • Sentir-se culpado pelo que faz
  • Sentir-se indisciplinado, preguiçoso, infeliz com você mesmo
  • Não se sentir bom o suficiente
  • Sentir que vai falhar, por que não é bom o suficiente
  • Não se enxergar bonito
  • Sentir-se mal por bagunçar algo

Para muitos de nós, existe um sentimento interno de não nos sentirmos bons o suficiente, queremos melhorar, ficar mais em forma ou melhor em certos aspectos. Isso não é algo em que nós pensamos muito, mas está lá.

Que tal se nós iniciarmos uma aceitação incondicional de quem somos? Olhar bem para nós mesmos, nosso corpo, pensamento, sentimentos, ações e dizer: “Você é perfeito”.

Seria essa uma experiência totalmente nova para você? Você seria capaz de aceitar cada aspecto de você, do jeito que você é, sem sentir a necessidade de mudar?

Eu sei que muitas pessoas vão dizer: “O que há de errado em querer melhorar, em ver o que precisa ser melhorado? Sentirmo-nos mal sobre nós mesmos não seria uma motivação para mudar?”

Sim, pode ser uma fonte de motivação. Mas se sentir mal com você mesmo também pode ser um obstáculo: as pessoas que se sentem gordas, por exemplo, ficam mais vulneráveis e tendem a abandonar a dieta saudável e se exercitar menos porque se enxergam como gordas e pronto.

Elas se sentem piores e buscam conforto na comida, bebidas alcoólicas, cigarros e outros vícios. Que tal, em vez disso, você se amar e, principalmente, amar seu corpo como ele é? Que tal você se amar, com sua preguiça e incompetência? Que tal você se amar com sua beleza, brilhantismo e gentileza?

A pessoa que se ama é mais capaz de agir com carinho e respeito aos outros. Atividades que preenchem a mente como ioga ou caminhar com um amigo após o trabalho, fazer refeições saudáveis, meditar, são ações de carinho.

Aceitação não significa estagnação - você mudará, não importa o que aconteça. Você não pode evitar mudanças. A questão é se você vai aceitar as mudanças que são originárias de um lugar repleto de amor ou um lugar de auto depreciação e falta de satisfação. Eu voto pelo amor incondicional.